O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 30/12/1952
Emancipação Política:
Gentílico: MATOENSE
Unidade Federatíva: MARANHÃO
Mesorregião:
Microrregião:
Distância para a capital: 464 KM

Dados de características geográficas

Área: 1.858,01
População estimada: 33943
Densidade: 18,30
Altitude:
Clima:
Fuso Horário: UTC-3
Matões é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população, baseada na estimativa de 2019 do IBGE, era de 33. 782 habitantes. Localiza-se no Leste Maranhense e faz parte da Região do Médio Parnaíba.
Os jesuítas, partindo de Aldeias Altas, hoje Caxias, penetraram rumo ao sertão maranhense, seguidos por ocupantes de várias sesmarias. Iniciou-se, então, o desbravamento do território, cabendo a parte principal ao sertanista Manoel José de Assunção que se fixando no sitio São José, pertencente à gleba Atoleiro, deu início à povoação. Com a passagem obrigatória dos colonizadores de Gurguéia, oriundos de Jerumenha-PI, bem como daqueles que vinham dos sertões de Pastos Bons, a povoação teve sua sensível melhoria, pois o trânsito contínuo de viajantes possibilitou uma razoável atividade comercial.
Hino

Durante a gestão do Prefeito Ferdinando Coutinho , mais precisamente no ano de 2019 , Matões passou a ter oficialmente o seu HINO . Na Ocasião os Vereadores Antonio Maria ( Tote ) e Igleses Brandão apresentaram o projeto de Lei que dispunha sobre a Oficialização do HINO DE MATÕES que fora feito por dois filhos da Terra obedecendo todos os critérios necessários para que de fato a obra pudesse ser indicada e aceita como o hino Oficial da Cidade ! Após analise criteriosa de todos os vereadores , o projeto foi aprovado por unanimidade e mandado para o então prefeito Sancionar.


Dos autores do Hino de Matões


MARIA DO ROSÁRIO LUZ SILVA

MANOEL DE JESUS LUZ SILVA ( Manoelzinho)


Maria do Rosário Luz Silva, brasileira, casada, mãe de dois filhos, nascida em 12 (doze) de Janeiro de 1955 (mil novecentos e cinquenta e cinco) natural da cidade de Nossa Senhora dos Remédios PI, filha de Antônio da luz Sobrinho e Ana Luz da Silva. Foi uma personalidade matoense multifuncional para o nosso município chegando a atuar como professora, enfermeira, secretária de gabinete na gestão do Sr. Rubens Pereira, vendedora, costureira etc. Bastante conhecida por sua versatilidade e carisma, tinha também o dom da poesia, característica que a fez bastante conhecida no nosso município. Evangélica membra da Igreja Assembleia de Deus em Matões, foi a autora da letra campeã do concurso para a escolha do hino de Matões no ano de 1993, sendo a sua obra a mais aclamada pelo público e pelos jurados do evento. Dona de uma reputação inquestionável contribuiu de forma significativa com o nosso município, falecida em 13 de janeiro de 2019, partiu deixando, ao passo que uma grande lacuna, um grande legado pautado na decência, moral e empatia.

Manoel de Jesus Luz, brasileiro, casado, nascido em 20 de fevereiro de 1983, natural de Teresina PI, Filho de Maria do Rosário Luz Silva e José Raimundo da Silva, graduado em letras Português / Inglês, pela faculdade IESM e em Educação Musical ( UFPI ), pós graduado em Lingüística e Literatura também pela faculdade IESM, atualmente exerce o Cargo de Coordenador e professor da Escola de Música de Matões, foi co-autor do hino de Matões sendo o responsável pelos arranjos, harmonia e melodia do mesmo, funcionário efetivo do município, evangélico membro da igreja Assembleia de Deus em Matões, exerce também trabalhos sociais voltados para a Musicalização com os públicos Jovens, Adultos e crianças do município

Hino Oficial de Matões MA ( São José dos Matões)

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Hino Municipal

Meu rincão brasileiro,
Meu pedaço de chão,
Onde nascem guerreiros
Grandes aventureiros
Luzes do Maranhão

Seus guerreiros são luzes
De fulgor muito forte
O teu brilho fulgura
Se levando às alturas
Salve Matões do Norte

Cante povo querido!
Cante com emoção!
Cante lindo e forte
Salve Matões do Norte
Terra do Maranhão!

Salve, Salve essa terra,
Que nasceu para crescer
E floresce audaz
Com triunfo da paz,
Livre para vencer

Quem te deu liberdade
Com certeza erguerá
O mais rico laurel
O mais lindo troféu
Para o povo cantar

Cante povo querido!
Cante com emoção!
Cante lindo e forte
Salve Matões do Norte
Terra do Maranhão!

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo